Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Rio de Janeiro - JMJ

Jornada Mundial da Juventude

Mesmo se fôssemos tão sábios como o Papa Francisco em suas palavras, certamente não conseguiríamos  expressar o que  o nosso ser presenciou durante esses dias que estivemos juntos.

Foram dias de sofrimento,  já estávamos preparados, conscientes de que éramos peregrinos e não turistas, já no ônibus logo nas primeiras horas de viajem fomos parados em um blitz da polícia federal, que nos reteve  ali por quase uma hora, pois foram verificados  os documentos de todos  da viagem. Quando já estávamos angustiados de tanta espera, resolvemos iniciar um Terço e acreditem mal terminamos o  primeiro mistério o policial veio nos liberar. Já era Maria passando na frente e intercedendo por nós.

A Viviane nosso anjo que nos convidou tinha programado tudo, conseguiu uma casa em Guaratiba a não mais de 10 minutos a pé, da sacada da nossa casa, conseguíamos ver toda a instalação do local onde seria a Vigília e o encerramento. E isso dificultou nossa vida, porém diante disso, pudemos conhecer um pouco da realidade do Rio, o lado não muito glamoroso... para chegar em Copacabana levava quase três horas, pegávamos uma lotação até o trem. Embarcávamos em  Santa Cruz sua primeira estação e íamos à Central do Brasil (última) e depois o metrô até Copacabana.

Durante a via-sacra na sexta feira nos apertamos  no meio da multidão alguns jovens do nosso grupo passaram mal e tiveram que ser atendidos,    perdemos celulares, mas não ficamos sem comunicação em momento algum, sempre tinha um amigo oferecendo ajuda. Os jovens de Itu levaram três bandeiras que  ficavam sempre juntas.  Essa era nossa referência no meio da Multidão.

Nessa noite, tomamos chuva, foi difícil o transporte e chegamos em nossa casa já era passado da meia noite.

Na manha seguinte programamos de ir ao Cristo Redentor, só que dessa vez resolvemos fretar duas vans que nos levassem até o largo do Machado onde conseguimos ir para o Cristo Redentor,  (no dia anterior devido a demora para entrega dos Kits Peregrinos não conseguimos ir) A visita ao Cristo Redentor,  também foi um momento muito especial  da nossa peregrinação. Um vista lindíssima... e além da vista, lá em cima nos encontramos com  pessoas de muitos países, Europeus, Africanos, Americanos,  Asiáticos...  uma sensação única, pois falávamos a linguagem do amor, com cantos, danças, trocas de presentes, fotos.  Aconteceu ali um Pentecostes.  E ainda encontramos um grande amigo nosso que ficou marcado na nossa história, o Rogério Henrique, cantor católico de BH, estava lá gravando para um  programa de TV, que apresenta em seu estado.

Agora o momento mais emocionante dessa peregrinação a nosso ver foi a Vigília Eucarística com Papa Francisco, principalmente quando o Santo Padre, pediu que por 2 minutos silenciássemos e ficássemos contemplando  JESUS EUCARISTICO,  mais de 3 milhões de pessoas juntas em silêncio, podendo ouvir a quebra das ondas do mar de Copacabana, isso nunca mais sairá da nossa memória.

A foto acima tirada do telão durante a Santa Missa,  no domingo em que mais uma vez nos reunimos em Copacabana para ouvir o Santo Padre e participar da Santa Missa de encerramento.

Saímos de Copacabana realizados completamente, voltamos para nossa casa onde pudemos juntos saborear uma macarronada carinhosamente preparada pela nossa anfitriã Gil, que foi outro anjo da Guarda que esteve conosco durante esses dias. Após o almoço e já de malas prontas iniciamos nossa viajem de retorno.

Ficará marcada na nossa memória cada benção dada pelo nosso pastor a cada criança, a cada aceno e cada palavra, cada questionamento.  Certamente ficarão guardadas todas as lembranças que trouxemos trocadas com outros jovens que  se quer identificamos a sua nacionalidade mas que identificamos com seus sorrisos e gestos de acolhimento

Viver e participar da JMJ, conhecer outras culturas, trocar experiência, fazer novos amigos e o melhor sentindo a presença de Deus nesses momentos sempre serão lembrados.