Total de visualizações de página

sábado, 15 de março de 2014

Missa de Cinzas 05/03/2014

Missa de Abertura da Quaresma
Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Porto Feliz - SP
05/-03-2014

         o pouco tempo saímos do Retiro de Carnaval, mesmo com as vozes cansadas, a Sandrinha e o Rafa totalmente afônicos, Deus nos chamou para servir  em nossa Paróquia, na missa que marcou o início da quaresma, conhecida como missa das cinzas.


         As cinzas é símbolo para a reflexão sobre o dever de conversão, mudança de vida, recordando a passageira, transitória, fragilidade da vinda humana, sujeita à morte.

          As cinzas utilizadas nessa liturgia, provém da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. Mistura-se com água benta e são impostas aos fiéis em forma de cruz, na fronte ou na cabeça, proferindo  à frase: “Convertei-vos e crede no Evangelho” ou “Lembra-te que és pó e que  ao pó voltarás”.




             É nessa missa de Quarta feira de cinzas que inicia o período de preparação para Páscoa, da Passagem da Morte para a Vida do Senhor, chamado Quaresma.
A cor liturgia deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, oração, jejum e caridade, tempo de preparação para o mistério pascal. 



        E também nessa celebração que se da a Abertura da Campanha da Fraternidade, esse ano com o Tema : Fraternidade e Tráfico Humano e o Lema :  Para Liberdade que Cristo nos libertou (Gl 5,1)


        A duração da Quaresma está baseada no símbolo do numero 40 na Bíblia, onde é relatado os 40 dias do dilúvio, os 40 anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e Elias na montanha, dos 40 dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública.  Na Bíblia o número 4 simboliza universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.





         Deixamos aqui registrados alguns momentos dessa celebração tão rica em símbolos, que nossa Paróquia viveu nessa quarta feira, dia 05 de março 2014.

         Nosso desejo é que nessa Quaresma, possamos nos desconectar mais, para buscarmos mais momentos de intimidade com o Senhor, Contemplá-lo mais em adoração, lermos mais a Bíblia saboreando Sua Palavra.
Sabemos como é difícil esse desconectar nos dias de hoje, ainda mais para fazer silêncio, estamos sempre apressados e estressados.  A Quaresma nos convida a ir ao deserto, seguindo os passos de Jesus e a por em prática seus ensinamentos.

Uma Santa Quaresma a todos.

Banda Tua Face!

Nenhum comentário:

Postar um comentário